Um blog que surgiu do interesse de três colegas de profissão, profissionais de adoram o que fazem e não se cansam de trocar experiência, discutir o porquê de cada coisa, aprender e melhorar a cada dia nosso ofício. Junte-se a nós, apresente sua opinião de como você trabalha com o pilates, interaja.... será um prazer trocarmos nossas experiências!

4 de out. de 2010

Relaxamento no final da aula de Pilates


Considerado por alguns alunos como "a melhor parte da aula", o relaxamento é muito utilizado como meio de volta à calma para os alunos. Mas, muito mais do que isso, o relaxamento pode ser utilizado para atingir outros objetivos. Um deles, por exemplo, é o trabalho de propriocepção.

Através de uma posição de repouso, podemos estimular oralmente o nosso aluno a fim de fazê-lo perceber o próprio corpo. Ele pode perceber como seu corpo se acomoda no espaço, sentir os batimentos cardíacos, respirar profundamente e perceber os movimentos respiratórios, descansar conscientemente sua musculatura, entre outras percepções. Esse momento traz maior intimidade do indivíduo com seu próprio corpo, o faz conhecer-se melhor.

Podemos aplicar no momento do relaxamento técnicas de massagem ou manipulação com o objetivo de aliviar pontos de tensão e ajudar na percepção do alongamento axial. As massagens podem ser feitas com auxílio de acessórios, como rolo, bolinhas de tênis, bola, overball e carrinhos, e proporcionar sensações diferentes nos alunos.

É interessante a estimulação do feedback intrínseco durante o relaxamente. Fazer o aluno se lembrar dos exercícios do dia e fazê-lo perceber a musculatura trabalhada, auxilia na fixação dos movimentos na memória motora e na auto-correção.

A estimulação de boas sensações através da memória traz ao aluno a sensação de bem-estar que viveu nos momentos agradáveis dos quais ele se recorda. Desta forma, há uma liberação maior de serotonina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer.

Prepare a parte final da aula da mesma forma que a parte principal e procure sempre trocar os estímulos. Transforme o relaxamento num momento especial de sua aula. E você, tem alguma sugestão bacana para o final de uma aula de pilates?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Algumas vezes coloco uma mmúsica suave e peço que eles deitem de forma confortável e imaginem o corpo derretendo no chão... Vou guiando um relaxamento feito através de palavras. Eles adoram, descansa a mente! Abraços

    ResponderExcluir
  3. As vezes faço uma massagem com o rolo dos pés à cervical, com o paciente em DV, induzindo o relaxamento com palavras como derreta, relaxe, respire....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas idéias e obrigada por participar do nosso blog

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre deito minhas alunas na bola suíça e passo bolinhas cravo nas costas, além de alongar, relaxa, elas adoram.

    ResponderExcluir